sábado, 30 de junho de 2012

Tweets shakespearianos

Do Coração de Telmah
Autor: Luis Dill
Ilustrações e fotos: Tatiana Sperhacke
Editora: Artes e Ofícios
128 páginas
                                           


 É possível escrever um livro a partir de posts do twitter ou não? Eis a questão. Para o autor de Do coração de Telmah, Luís Dill, a resposta é sim. O livro reúne 500 Tweets postados pela narradora da história, Telmah, ou TELMAH, tudo em maiúsculo, como ela gosta de se identificar no twitter. Adolescente de 17 anos, ela divide o seu tempo entre acessar a internet e ler poesias de Álvares de Azevedo.
          Após a morte de seu pai, ex-chefe do Morro de El Señor, Telmah começa a receber visitas do espírito dele. O fantasma insinua que a mãe dela e o tio Cláudio, o primeiro na linha de sucessão da chefia do morro, teriam algo a ver com a sua morte. Desconfiada, Telmah coloca em prática um plano: escreve uma peça teatral com a história da morte do pai para estudar a reação do Tio Cláudio ao ver a cena. Assim, se ele ficasse irritado, poderia ser o assassino.
           Não é à toa que o nome da personagem - Telmah - é um anagrama de Hamlet, príncipe da tragédia homônima de William Shakespeare. O livro Do coração de Telmah é uma adaptação livre e contemporânea da peça shakespeariana. Assim como Hamlet, Telmah tem também um amigo chamado Horácio, com quem sempre pode contar. A garota tem outro "amigo", Lipi, o único seguidor que Telmah possui no Twitter e, consequentemente o único que lê os desabafos, os fatos cotidianos, as frases de Álvares de Azevedo e os bastidores do plano da peça teatral. Do coração de Telmah foi finalista da categoria Livro Juvenil, do Prêmio Jabuti 2010, e integra o catálogo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do MEC.


                                                                                   Fonte: Revista Presença Pedagógica,  mar./abr. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário