terça-feira, 3 de julho de 2012

A LÍNGUA É ROCK


Entrevista - Tony Bellotto

A língua é rock

Guitarrista do Titãs e escritor completa dez anos à frente de programa televisivo em que discute a língua portuguesa por meio da música

Guilherme Bryan

Alguém que se notabilizou por tocar guitarra e escrever livros (ok, e por namorar atriz famosa...). Assim Tony Bellotto, de 51 anos, se define no encarte do recém-lançado DVDAfinando a Língua, título do programa de TV que surgiu há mais de dez anos no canal Futura, com o propósito de usar letras de música para refletir sobre o uso da língua portuguesa.

Bellotto foi convidado pela emissora para ser apresentador pelo fato de ser, ao mesmo tempo, compositor e guitarrista da banda Titãs, e por ter escrito uma série de romances. É autor deBR 163: Duas Histórias na Estrada (2001), O Livro do Guitarrista (2001), Os Insones (2007),No Buraco (2010) e dos três romances com o investigador-título de Bellini e a Esfinge (1995),Bellini e o Demônio (1997) e Bellini e os Espíritos (2005). Os dois primeiros já foram adaptados ao cinema, com Fabio Assunção e Malu Mader, mulher de Bellotto. 

O apresentador e músico garante que procura transmitir a paixão pelos livros a seus filhos Nina, de 30 anos; João, de 16 anos; e Antônio, de 14 anos; e, no futuro, fará o mesmo com o neto Francisco, de 10 meses. Nessa entrevista, Bellotto defende o valor não só literário das letras de música, como para a compreensão do idioma. "Há nelas uma construção artística, feita com a palavra e com função de métrica, rima e ritmo, tão precisa quanto a da poesia e tão informativa sobre o idioma quanto um livro." E reflete seu papel em trinta anos dos Titãs e a influência do escritor Rubem Fonseca em sua obra. 

Continue lendo AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário